quarta-feira, 12 de novembro de 2008

História Bombeiros da Base das Lajes - Parte I

Depois de tentar procurar algo da historia dos bombeiros da base das Lajes, deparei-me com a realidade que a informação era muito escassa, por isso arregacei as mangas e pus mãos à obra. Deixo abaixo o resultado....

Com a chegada do americanos a base das Lajes em 27 de Setembro de 1946, após terem abandonado a ilha de Santa Maria para se juntar ao 1390th AAF Base Unit nas Lajes. Segundo se pensa foi aqui o inicio do Departamento de Bombeiros nas Lajes.
O corpos de bombeiros na altura pertenciam ao Army Air Force e estavam divididos em 2 categorias:
EFFPS - Engineer Fire Fighting Platoons

EAFFO - Engineer Aviation Fire Fighting Platoons.
Nas Lajes estiveram os EAFFO, cada um desses pelotoe
s eram compostos por 30 homens, que usavam as seguinte viaturas de combate a incêndio.

Class 125 Crash Truck


Class 150 Fire/Crash Truck
Só em Setembro de 1947 a Força Aérea dos Estados Unidos foi criada, alterou-se a organização de toda a estrutura dos bombeiros a nível de Força Aérea, mas as viaturas continuaram a ser as mesmas das usadas ate então pelo Army Air Force. Contudo na década de 50 e com o rápido desenvolvimento de novos aviões com maiores dimensões o Departamento da Força Aérea encomenda estudos a varias empresas e começam a sair os resultados pouco tempo depois, com viaturas desenhadas exclusivamente para combate a fogos em aeroportos.
Os bombeiros das Lajes recebem poucos anos mais tarde três 0-11B para combate a fogos de aeronaves como podemos ver na imagem abaixo bem como a primeira viatura de “Rescue” o R-2A.

0-11B em treino de fogo real

Durante a década de 50, foi igualmente criada uma estação para fogos residenciais, no edifício T-202, que estive em uso até 1984.












Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores