quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

a propósito de sismos, diferenças entre as escalas de Mercali e Ritcher.

2_01_i011site_ggbes_i
…um pouco de informação.
Ouve-se sempre que há um sismo as diferentes intensidades e escalas, mas a maioria de nós não sabe a diferença, bem aqui vai…
Em Portugal continental, há anualmente cerca de 1500 sismos, cinco a dez dos quais são percepcionados pelas pessoas.
Nos Açores, ocorrem 6 mil sismos anualmente,  e cerca 600 são sentidos.

Qual a diferença entre a escala de Richter e a de Mercalli ?
A escala de Richter ( a mais usada ) é uma escala das magnitudes, ou seja, reflecte a energia libertada no epicentro. Os valores são obtidos pela aplicação de fórmulas matemáticas aos registos dos sismógrafos.
A de Mercalli traduz o impacto nas estruturas e as sensações nas pessoas. É uma medida observacional , feita a posteriori.
Qual a relação entre uma escala e outra?
A escala Richter aumenta de forma logarítimica, de maneira que cada ponto de aumento significa um aumento 10 vezes maior. Dessa forma, um sismo de magnitude 4 é 100 vezes maior que um de 2. No entanto, é importante salientar que o que aumenta é a amplitude das ondas sismográficas e não a energia liberada. Em termos gerais a energia de um sismo aumentaria um factor 33 para cada grau de magnitude, ou aproximadamente 1000 vezes a cada duas unidades.
O valor em Mercalli é variável, depende da distância relativamente ao epicentro, bem como do local em que é determinado. As propriedades do solo, a qualidade da construção, influenciam a forma como os sismos são sentidos. Num deserto ou num oceano os valores serão inferiores aos de uma cidade densamente povoada e com construção de má qualidade.
…eu fiquei a aprender mais algo hoje. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores